top of page

Menopausa e Climatério

Foto do escritor: Medicatrix NaturaeMedicatrix Naturae
Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, o último período menstrual. Geralmente ocorre próximo aos 50 anos. Quando acontece antes, é chamada de menopausa prematura ou precoce. O termo menopausa é muitas vezes mal utilizado para se referir à menopausa, o período de transição na vida de uma mulher de fértil para não fértil.

A principal característica da menopausa é o fim da menstruação. Ao falar sobre os sintomas da menopausa, algumas pessoas podem pensar neles como problemas de saúde. Embora a menopausa possa ser difícil, é um momento importante e inevitável na vida de uma mulher que deve ser encarado como um processo natural e não como uma doença. Para muitas mulheres, o início da menopausa pode levar a irregularidades menstruais, diminuição da menstruação, sangramento, aumento ou diminuição da menstruação. Seguem-se outros sinais e sintomas característicos, como ondas de calor, sono, alterações na libido e no humor e atrofia genital.


Por que a menopausa acontece?

Todos os óvulos que uma mulher produz em sua vida vêm das células germinativas (ou folículos) nos ovários que estão presentes nas meninas no nascimento. Essa reserva é utilizada desde a primeira menstruação (menarca) até a última menstruação (menopausa). Nenhuma fêmea é capaz de formar novos folículos para substituir os que desapareceram. Quando a última morre, os ovários falham e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem

irreversivelmente.

Outras possíveis causas da menopausa incluem cirurgia ginecológica, como a remoção dos ovários.


Causa da menopausa e climatério

Algumas mulheres não apresentam sintomas durante a menopausa e o climatério, mas a maioria começa a apresentar sintomas no início da menopausa, e os sintomas pioram à medida que os hormônios femininos diminuem gradualmente. Os mais comuns são:

  • Ondas de calor: sensação repentina de calor no rosto, pescoço e parte superior do corpo, geralmente com rubor, sudorese, palpitações cardíacas, tontura e fadiga muscular. Quando o estresse é alto, as ondas de calor atrapalham as tarefas diárias.

  • Duração irregular do ciclo menstrual e fluxo sanguíneo.

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga, micção dolorosa e urgente, vazamento de urina, infecções do trato urinário e ginecológicas, secura vaginal, dor na abertura vaginal, durante a penetração e diminuição da libido.

  • Diminuição dos níveis de estrogênio que é responsável por liberar os neurotransmissores necessários para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. Isso leva ao aumento dos sintomas de irritabilidade, problemas de estabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, crises de ansiedade, melancolia, perda de memória e insônia.

  • A pele muda e perde vitalidade, o cabelo e as unhas mudam e tornam-se mais finos e quebradiços.

  • Alterações na distribuição da gordura corporal para que fique mais concentrada na zona abdominal.

  • Perda de massa óssea característica da osteoporose e osteopenia.

  • Aumento do risco de doença cardiovascular: A doença cardíaca coronária é a principal causa de morte após a menopausa.


Tratamento Natural para aliviar efeitos da menopausa e climatério


Isoflavona de soja - dose diária de 50 a 120mg - cápsulas


Um copo de leite de soja natural ao dia.


Suplementos nutricionais à base de vitamina E, selênio, magnésio, cálcio, complexo B.


Geoterapia

A geoterapia é relaxante, e ajuda a resolver eventuais inflamações. Aplicar argila sobre o abdome e a pelve por duas horas, três vezes por semana. Manter os pés aquecidos.


Alimentação

Coma Melão, beba suco de melão. Utilize pelo menos um melão por semana. O melão é o fruto da mulher, pois colabora muita na saúde feminina. E lógico, coma variedades de alimentos naturais, integrais, e crus como as frutas, legumes e verduras.

Melão, o fruto da mulher
Melão, o fruto da mulher

Plantas medicinais: Recomendam-se plantas como camomila, agoniada, alfazema, folhas de nabo comprido, sálvia, manjericão. A dose usual é derramar meio litro de água fervente sobre uma colher, das de sopa, da planta ou da mistura das plantas. Tome uma a duas xícaras diárias.

Camomila Agoniada Alfazema ou Lavanda


Manjericão Folhas de Nabo comprido Sálvia


3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Ipê-roxo

Ipê-roxo

Comments


bottom of page