top of page

Dor de Cabeça

Foto do escritor: Medicatrix NaturaeMedicatrix Naturae
Mulher com dor de cabeça
Mulher com dor de cabeça

Dor de Cabeça: Uma Visão Abrangente

A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se por dor ou desconforto na região da cabeça e do pescoço, podendo ter diversas causas, intensidades e durações.

Tipos de Dor de Cabeça:

  • Cefaleia Tensional: A mais comum, geralmente causada por estresse, fadiga ou má postura. A dor é geralmente leve a moderada, em aperto ou pressão, e pode afetar toda a cabeça. Enxaqueca: Dor de cabeça forte, pulsátil, geralmente em apenas um lado da cabeça. Pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, e tonturas. Cefaleia em Salvas:Dor de cabeça forte, unilateral, em torno dos olhos, geralmente à noite. Pode ser acompanhada por lacrimejamento, congestão nasal e queda da pálpebra. Cefaleia Secundária: Causada por outras doenças, como sinusite, gripe, meningite, pressão alta, tumores cerebrais, entre outras.

Causas da Dor de Cabeça:

  • Fatores Primários: Consumir muito açúcar, massa e/ou guloseimas faz a glicemia subir e baixar rápido no sangue, produzindo episódios de hipoglicemia, associados a mal-estar, depressão, fraqueza e dor de cabeça. O consumo exagerado de açúcar e massas brancas é causa ativa de enxaqueca. A dor de cabeça é um dos muitos “alarmes” que o organismo dispara contra abusos sofridos. Erros alimentares crônicos, fumo, álcool,­ pílula, esgotamento nervoso e descontrole emocional são algumas das agressões que podem levar pessoas sensíveis ao tormento da cefaléia. O tratamento, que dá bons resultados, constitui-se de eficiente desintoxi­cação somada a um período de repouso­ natural. Depois, corrigindo-se os maus hábitos deflagradores das crises, e adotando-se uma série de hábitos saudáveis, como a prática moderada e regular de exercícios físicos, os próprios pacientes dão o feliz testemunho de que as dores desaparecem.

  • Fatores Secundários: Causada por outras doenças ou condições, como sinusite, gripe, pressão alta, uso excessivo de medicamentos, desidratação, má postura, entre outras.

Sintomas da Dor de Cabeça:

  • Dor na cabeça, que pode variar em intensidade, localização e tipo (pulsátil, em aperto, pressionante, etc.).

  • Náuseas e vômitos.

  • Sensibilidade à luz e ao som.

  • Tontura.

  • Congestão nasal.

  • Lacrimejamento.

  • Queda da pálpebra.

  • Rigidez no pescoço.

  • Perda de apetite.

  • Dificuldade de concentração.

Diagnóstico da Dor de Cabeça:

O diagnóstico da dor de cabeça é feito através da avaliação médica, que inclui:

  • Histórico médico e familiar: O médico irá perguntar sobre seus sintomas, histórico de saúde, histórico familiar de dores de cabeça, estilo de vida e hábitos.

  • Exame físico: O médico irá verificar sua pressão arterial, pulso, temperatura e realizar exames neurológicos para avaliar a função nervosa.

  • Exames complementares: Em alguns casos, exames complementares como tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça podem ser necessários para descartar outras causas da dor de cabeça.

Tratamento Convencional da Dor de Cabeça:

O tratamento da dor de cabeça depende da causa subjacente.

  • Cefaleia Tensional: Analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, geralmente são eficazes. Técnicas de relaxamento, como massagem e meditação, também podem ajudar.

  • Enxaqueca: Medicamentos específicos para enxaqueca, como triptanos e ergóticos, podem ser prescritos pelo médico. Mudanças no estilo de vida, como evitar gatilhos (alimentos, estresse, etc.), também podem ajudar.

  • Cefaleia em Salvas: Oxigênio, medicamentos específicos e cirurgia podem ser opções de tratamento, dependendo da severidade da dor.

  • Cefaleia Secundária: O tratamento da dor de cabeça secundária depende da causa subjacente. Por exemplo, se a dor de cabeça for causada por sinusite, o tratamento envolverá antibióticos.

Prevenção da Dor de Cabeça:

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a dor de cabeça, como:

  • Gerenciar o estresse: Técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, podem ajudar a reduzir o estresse, que é um gatilho comum para a dor de cabeça.

  • Manter um sono regular: Dormir de 7 a 8 horas por noite pode ajudar a prevenir a dor de cabeça.

  • Alimentar-se de forma saudável: Uma dieta balanceada e rica em frutas, legumes e grãos integrais pode ajudar a prevenir a dor de cabeça.

  • Beber bastante água: A desidratação pode causar dor de cabeça. Beba bastante água durante o dia para se manter hidratado.

  • Evitar gatilhos: Identifique e evite seus gatilhos para a dor de cabeça, como certos alimentos, bebidas, cafeína, álcool, luz forte e barulho


Tratamento Natural para as dores de cabeça


Plantas

Coma duas maçãs por dia.

Mel com babosa: 250g de gel de babosa, 500g de mel, uma colher de cachaça. Bater tudo no liquidificador. Tome uma colher de sopa 3 vezes por dia. Guarde na geladeira.


Em caso de dor de cabeça produzida por má digestão crônica, tome um ou dois goles de chá de losna com camomila ou sálvia costuma trazer alívio


Losna Camomila Sálvia

Mascar um pedacinho de folha de losna ou boldo, ou uma casquinha de quássia (pau-tenente), proporciona, em muitos casos, pronto alívio. Recomenda-se também, exercícios de relaxamento, massagem e respiração profunda.


Losna Boldo Pau-tenente

No caso de dor de cabeça produzida por sinusite. Recomendam-se ervas como tussilagem, marroio-branco, casca de cereja silvestre, eucalipto e verbasco. Preparar o infuso. Uma colher, das de sopa, da erva para 300ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as plantas frescas. Coar. Tomar uma ou duas xícaras ao dia. Faça também a inalação duas vezes ao dia, com as mesmas ervas.


Dor de cabeça provocada por hipoglicemia (queda da glicose no sangue), chupar uma laranja costuma aliviar. Ou, tomar uma colherinha de mel puro.


No caso de dores de cabeça produzidas por tensão nervosa, recomenda-se a valeriana, combinada com betônica e camomila. A valeriana é planta capaz de exercer poderoso efeito relaxante sobre o sistema nervoso paras­simpático. Prepare o infuso, uma xícara de água fervente sobre meia colher, das de chá, das três plantas pulverizadas. Coar. Não usar dose maior que esta, pois determinadas pessoas não se sentem bem com a valeriana.


Outra planta usada contra as dores de cabeça de origem nervosa é o alecrim. Tomar o infuso das folhas e flores, uma ou duas xícaras ao dia, aos goles.


Recomenda chá de hortelã para a dor de cabeça. Uma xícara de água fervente sobre duas colheres, das de chá, da erva verde. Massagear as têmporas com óleo de hortelã traz pronto alívio em muitas dores de cabeça.


Contra distúrbios nervosos e dor de cabeça. Uma colher, das de sopa, para três xícaras de água fervente, em infusão da gatária (erva-dos-gatos), misturar com camomila. Dividir essa quantidade ao longo do dia, em pequenas porções.


Hidroterapia

O escalda-pés, ou mergulhar os pés num balde contendo água suportavelmente quente, “puxa” o sangue da cabeça, descongestionando-a. Deixar os pés na água quente por não mais que uns cinco minutos e mergulhá-los em água fria, rapidamente.


Compressas frias na cabeça, enquanto se respira fundo, soltando o ar devagarinho, são procedimentos simples que também ajudam a aliviar crises. Renovar as compressas toda vez que esquentarem.


Compressas frias de rodelas de batata ou folhas de repolho trazem, muitas vezes, rápido alívio.


Compressas quentes com o chá das folhas de abacateiro à cabeça oferecem melhor resultado para certas pessoas.






1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Dengue

Dengue

Colesterol

Colesterol

Comments


bottom of page