![](https://static.wixstatic.com/media/f6c7c5_f0e76fd4c5324d70a04946dc8caf94e5~mv2.jpg/v1/fill/w_518,h_288,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/f6c7c5_f0e76fd4c5324d70a04946dc8caf94e5~mv2.jpg)
A cólica menstrual, é um sintoma que não atinge todo o público feminino. As mulheres em idade reprodutiva sofrem mais dessas dores durante a menstruação. Em poucos casos, as cólicas são tão intensas que as mulheres não conseguem fazer nada durante o dia e são uma causa comum de ausência aos compromissos profissionais e sociais.
Não há causa específica para a dismenorreia, mas as cólicas menstruais estão intimamente relacionadas aos níveis elevados de prostaglandina. Essa substância é um sinal químico das células responsável por processos corporais, como fluxo sanguíneo, inflamação e formação de coágulos.
O que pode causar as cólicas menstruais:
Níveis mais altos de prostaglandinas desencadeiam contrações uterinas;
Por outros fatores, como inflamação da área pélvica, tumores na área, miomas, cistos e uso de DIU;
Deficiências de certos minerais e vitaminas, como cálcio, magnésio e complexo B.
Estresse emocional. A ansiedade desencadeia profundas modificações neuroquímicas no corpo, favorecendo a tensão muscular e as cólicas.
Suscetibilidade individual. Há mulheres particularmente propensas a cólicas. Anomalias anatômicas, incluem-se aqui por exemplo, cérvix longo e apertado, ou útero retrovertido.
Tratamentos Naturais para Aliviar as Dores das Cólicas Menstruais
Açafrão Alecrim Agoniada Algodoeiro
Açafrão — Infusão de uns cinco estigmas em uma xícara, das de café, de água fervente. Infusão (derramar água fervente sobre as plantas) por 5 minutos. Filtrar e beber (dividir a dose em duas diárias), sete dias antes da menstruação.
Alecrim: Uma colher, das de sopa, da planta para 300ml de água. Ferver. Deixar que esfrie. Coar e tomar duas a três xícaras por dia. Cuidado: planta potencialmente abortiva. Se há possibilidade de gravidez, não usar.
Agoniada: Duas colheres, das de sopa, da planta para meio litro de água fervente. Deixar que esfrie. Coar e tomar duas a três xícaras por dia. Atenção: planta abortiva.
Algodoeiro: Uma colher, das de chá, das folhas, flores e sementes moídas para uma xícara de água. Tomar uma xícara ao dia, por infusão (derramar água fervente sobre a planta). Diluir em chá de camomila, de modo que se obtenham três xícaras diárias.
Angélica Artemísia (Losna) Atanasia Camomila
Angélica: Uma colher, das de sopa, de sementes de angélica para 500ml de água. Ferver e coar. Duas a três xícaras ao dia. Não usar as folhas frescas. Atenção: planta abortiva.
Artemísia (losna): 1 colher, das de chá, de folhas picadas para meio litro de água. Ferver e filtrar. Uma xícara de chá ao dia. Atenção: planta abortiva. Tóxica quando ingerida em excesso.
Atanásia (Tanacetum): Decocto das folhas e flores secas. Uma colher, das de café, para uma xícara de água. Ferver por cinco minutos e coar. Não mais que uma xícara ao dia, tomada aos goles, por poucos dias. Atenção: a atanásia tomada em doses altas é tóxica.
Camomila: Uma colher, das de sopa, da planta para 300 ml de água. Derramar água fervente sobre a planta. Deixar que esfrie. Coar e tomar duas a três xícaras por dia. Maude Grieve, herborista, diz que a camomila é especialmente indicada durante a menstruação. Produz efeito maravilhosamente calmante e é absolutamente inofensiva, segundo este herborista.
Capim-limão Mentrasto Poejo Mil-folhas Sálvia
Capim-limão: Derramar meio litro de água fervente sobre duas colheres, das de sopa, das folhas picadas. Deixar que esfrie. Duas a três xícaras por dia.
Mentrasto: Derramar meio litro de água fervente sobre duas colheres, das de sopa, das folhas picadas. Deixar que esfrie. Duas a três xícaras por dia.
Mil-folhas (ou mil-em-rama): Duas colheres, das de sopa, para 600ml de água. Ferver e filtrar. Deixar que esfrie. Duas a três xícaras por dia.
Poejo: Derramar 300ml de água fervente sobre uma colher, das de sopa, da planta picada. Deixar que esfrie. Coar. Duas a três xícaras diárias.
Sálvia: Derramar meio litro de água fervente sobre uma colher, das de sopa, de folhas e flores. Deixar que esfrie. Coar. Duas a três xícaras por dia.
Hidroterapia e exercícios
Compressas locais com bolsas de água quente ajudam a aliviar dores.
Indicam-se também banhos quentes de assento (água entre 40 e 46ºC, durante uns cinco minutos).
Saunas e massagens semanais são ótimas para relaxar e diminuir a tensão. Só tomar sauna com permissão médica.
A prática de exercícios respiratórios ajudam no tratamento.
Mais.
Há outras formulações e terapias mais avançadas para este tratamento Natural que requer formulações magistrais. Procure o seu Naturopata.
Comentarios